domingo, 26 de fevereiro de 2017

Reparação pelos pecados do Carnaval: A Santa Missa é a melhor reparação - Padre Daniel Pinheiro (Sermão)

Em nome do Pai…
Ave Maria…

Caros católicos, lá está Nosso Senhor abandonado no Jardim das Oliveiras, sem ninguém para vigiar com Ele, sem ninguém que o acompanhe na oração. Aqueles que Ele veio salvar, o traem, se entregando, sem hesitação ao pecado. E nós, que dizemos ser discípulos dEle, dormiremos ou acompanharemos Jesus em sua agonia pelos pecados abomináveis cometidos durante o carnaval? Se um só pecado ofende a Deus, o que dizer do carnaval em que tantos e tão torpes pecados se concentram em tão pouco tempo? É bem verdade que em nossa sociedade vivemos praticamente um carnaval constante. Sem dúvida, porém, nesse tempo em que a razão é deixada de lado, em que a lei divina é deixada de lado pelos homens, as ofensas chegam ao extremo.

Pelos pecados impuros, o homem se assemelha aos animais brutos, que buscam uma satisfação sem causa, sem motivo, irracional. Por um momento de satisfação se perde o céu e se merece o inferno, por tão pouca coisa. Se não vale perder a alma pelo mundo inteiro, quanto mais por um pecado torpe, caros católicos. Nossa razão nos mostra e a Revelação nos confirma que esses atos devem estar voltados para a procriação, e para a procriação dentro do matrimônio indissolúvel, entre um homem e uma mulher, para que se eduquem bem os filhos.

Pelos pecados em geral e pelos pecados do carnaval, em particular, se ofende a Deus criador, se ofende a Deus legislador, a Deus que se fez homem para nos salvar. Deus detesta tanto o pecado e ama tanto a santidade, que, para destruí-lo, não recusou morrer na Cruz, sofrendo imensamente. Deus amou tanto o mundo que Ele enviou seu próprio Filho. E Cristo, Filho de Deus, nos amou tanto que morreu na Cruz para nos tirar do pecado… O próprio Deus que entrega sua vida por nós… E nós recusamos essa salvação por nossos crimes, por nossos pecados, por nossos caprichos… E como nós somos rápidos para pecar e ofender a Deus e como somos lentos para nos arrepender e reparar pelos nossos pecados.

Prezados católicos, precisamos reparar pelos nossos pecados e pelos pecados do nosso próximo. Precisamos desagravar o Sagrado Coração de Cristo do peso dos pecados. Como fazer para reparar pelos pecados do carnaval, para desagravar o Coração de Cristo? Reparar nada mais é do que oferecer à pessoa ofendida o que lhe agrada mais do que a ofensa lhe desagradou. Como reparar pelo pecado mortal, incessantemente cometido durante o carnaval? O pecado mortal é uma ofensa infinita a Deus? Como podemos nós, pobres seres humanos e, portanto, finitos, limitados, reparar por tantas ofensas infinitas? Existe uma só solução. Devemos nos unir a Cristo, pois Cristo, sendo homem e Deus, agrada infinitamente a Deus. Assim, caros católicos, em união com Cristo, quer dizer, em estado de graça, e com desejo de agir por amor a Deus, poderemos imitar Santa Maria Madalena de Pazzi, que passava as noites inteiras do carnaval diante do Santíssimo oferecendo a Deus o sangue de Cristo pelos pobres pecadores – espero que possamos fazer isso no ano que vem, com a tradicional devoção das 40 horas de adoração ao Santíssimo durante o carnaval. Unidos a Cristo, poderemos imitar o Bem-aventurado Henrique Suso, que durante o carnaval guardava um jejum rigoroso, a fim de expiar as intemperanças cometidas. Unidos a Cristo, poderemos imitar São Carlos Borromeu, que durante o carnaval, castigava seu corpo com penitências. Unidos a Cristo poderemos imitar São Felipe Neri, que visitava o santuário e fazia exercícios espirituais. Unidos a Cristo, poderemos imitar os santos, procurando santificar ao máximo esse tempo em que se cometem tantas e tantas abominações.

Todavia, caros católicos, a melhor reparação está aqui, diante de nós: a Santa Missa. Aqui é o próprio Cristo que repara pelos pecados, é o próprio Cristo que é oferecido em expiação pelos pecados. Sem a Santa Missa, já teríamos merecido há muito tempo o castigo de um dilúvio ou de uma destruição equivalente à de Sodoma e Gomorra. É a Santa Missa, o sacrifício de Cristo renovado no altar, que impede castigo semelhante.

Essa reparação pela Santa Missa, porém, será plena, de nossa parte, se nos oferecermos juntamente com Cristo durante a Missa. Nos oferecermos não somente com palavras, da boca para a fora, mas nos oferecermos realmente, com tudo o que somos e temos, oferecendo-nos sem reservas, para que Cristo faça conosco segundo a sua vontade, para que possamos reparar pelos pecados, nossos e do nosso próximo. Ofereçamo-nos, então, junto com Cristo durante a Santa Missa, em reparação pelos pecados do carnaval.

E peçamos muitas vezes nesses dias: Meu Jesus, misericórdia.

Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Fonte: Blog São Pio V.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...